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Nossos Diferenciais

NOSSOS DIFERENCIAIS

INTEGRAL

O Ensino em Tempo Integral acontece no Fundamental Anos Iniciais e as atividades são planejadas com foco no desenvolvimento de habilidades que contribuem para a formação acadêmica, física e socioemocional, além da construção de rotina para nosso estudante.

 

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL (SOE)

O trabalho do SOE tem como norte o processo de desenvolvimento pessoal e social, responsável pelo crescimento integral do educando. Assim, o foco do seu trabalho é na melhoria da relação do estudante consigo mesmo, com o outro, com o grupo e com a comunidade. Toda essa ação tem como base os fundamentos e princípios da educação socioemocional.

 

A interação com os estudantes é constante e ocorre por meio das sessões de grupo semanais, acompanhamento individual, além do atendimento individualizado às famílias.

 

O PROJETO BILÍNGUE

O Projeto Bilíngue do Cândido Portinari foi criado em parceria com a Oxford University Press. Tendo como base as abordagens – Content and Language Integrated Learning – CLIL, e – Project-Based Learning – (PBL). Visa a oferecer aos estudantes dinâmicas diversas para explorar o idioma e desenvolver comunicação, aquisição de conteúdo, cultura e cognição. A proposta é permitir que os estudantes interajam entre si e com o idioma da forma mais natural e autêntica possível, com o objetivo de adquirir vocabulário próximo à realidade, construindo conhecimento linguístico e acadêmico de extrema importância para seu desenvolvimento.

 

INICIATIVA MAKER

Iniciativa Maker é um projeto de tecnologia na educação, que promove o fazer ciência e o empreendedorismo, para uma aprendizagem significativa dos estudantes, por meio do “aprender fazendo” (hands-on), que concilia a experimentação e a abstração do conhecimento para transformar vidas.

 

O projeto propõe um ambiente de aprendizagem transdisciplinar, que integra metodologias ativas e abordagens pedagógicas com o uso das tecnologias na robótica educacional, pensamento computacional, linguagens visuais, tecnologias de ensino e STEAM, para estimular o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem.

 

MATERIAL DIDÁTICO COM PLATAFORMA DIGITAL

Inteiramente alinhados à BNCC, os programas dos materiais didáticos utilizados focam no desenvolvimento das habilidades previstas para cada ano escolar, por meio da abordagem de temas significativos, da proposição de atividades reflexivas, do trabalho colaborativo em sala de aula e do desenvolvimento de competências socioemocionais.

 

O programa utilizado dispõe dos conteúdos e as atividades para cada componente curricular, abrangendo dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, o que permite ao professor maior facilidade na gestão de sala de aula.

 

Com o intuito de tornar as aulas mais dinâmicas e aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem, ele disponibiliza em alguns segmentos videoaula para cada capítulo dos livros principais, aulas digitais para alguns capítulos, atividades com correção digital e relatórios de proficiência.

 

PROJETOS PERMANENTES

O trabalhar com projetos possibilita ao estudante o desempenho de seu papel de forma mais responsável. Os alunos compreendem que são sujeitos de sua aprendizagem e que, a cada aula, podem modificar seu modo de pensar, criando novas ideias e construindo novos saberes. Participam com maior entusiasmo nas atividades desenvolvidas e sabem que o processo avaliativo não se resume somente a resultados finais e sim ao desenvolvimento como um todo.

 

Por acreditar nessa estratégia de ensino é que organizamos a interface dos conteúdos diversificados de cada disciplina com a realidade para potencializar o ensino-aprendizagem.  Alguns dos projetos que realizamos ao longo do ano letivo:

 

PARTICIPAÇÃO EM OLIMPÍADAS

Dada a importância de exercitar a curiosidade intelectual e recorrer a abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, competências as quais devemos desenvolver no processo de ensino-aprendizagem, estimulamos a cultura da participação dos(as) estudantes em olimpíadas educacionais nas diversas áreas de conhecimento, entre elas:

 

OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática

CANGURU de Matemática Brasil

ONC – Olimpíada Nacional de Ciências

OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

OBF – Olimpíada Brasileira de Física

ONHB – Olimpíada Nacional em História do Brasil

OBB – Olimpíada Brasileira de Biologia

Programa Nacional Brasileiro de Química

 

ESPORTES: 

Atende a todos os segmentos de educação e apresenta a prática esportiva no turno oposto aos das aulas regulares por meio de atividades que visam o desenvolvimento cognitivo, social, motor, consciência corporal, bem-estar físico, mental e social.  Disponibilizamos futsal (escolinha e seleção), vôlei, handebol, capoeira. Além de atividades de formação artística e desenvolvimento cognitivo como dança e teatro.